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Câmara Municipal de Bocaina de Minas recebe visita da APAE para roda de conversa com Vereadores.

30/09/2025

Câmara Municipal de Bocaina de Minas recebe visita da APAE para roda de conversa com Vereadores.

No dia 27 de agosto de 2025, a Câmara Municipal teve a honra de receber a equipe da APAE de Bocaina de Minas, acompanhada de seus assistidos, da presidente Isabel Cristina da Costa Bemfica e demais servidoras da instituição. 🤝 A atividade teve início às 10h, no Plenário da Câmara, onde foi realizada uma roda de conversa com os vereadores, promovendo o diálogo, a escuta e o fortalecimento dos laços entre o poder legislativo e essa importante entidade que tanto contribui para a inclusão e o cuidado com pessoas com deficiência em nosso município. A Câmara reafirma seu compromisso com ações que valorizem a dignidade, o respeito e a participação de todos os cidadãos na vida pública. 💙 #CâmaraBocainaDeMinas #APAE #Inclusão #ParticipaçãoSocial #BocainaDeMinas #Vereadores #PolíticasPúblicas #LegislativoMunicipal

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Notas Importantes

Transparência no Portal

Informações sobre transparência são constantemente auditadas pelos TCEs dos estados. Para estar conforme a Lei de Acesso à Informação, deve-se levar em consideração alguns requisitos:

  • Ouvidoria: canal de participação popular que não deve ser excluído ou o seu estado colocado como "privado".
    • Recaptcha: A ouvidoria e os comentários do portal estão com Recaptcha habilitados. Para configurar:
      • Criar uma conta da Câmara no gmail
      • Acessar o link https://www.google.com/recaptcha/intro/v3beta.html
      • Clicar no botão Myrecaptcha
      • Em "Register a new site" > "Label" colocar www.nome_da_camara.sigla_do_estado.leg.br
      • Marcar a opção reCAPTCHA v2
      • Clicar em Register
      • Copiar as chaves públicas e colocar no site em:
        • "Configuração do Site" > Recaptcha
  • Ouvidoria X E-SIC: a Ouvidoria do portal possui opção de "Pedido de Acesso à Informação" no formulário de solicitação, sendo assim, não necessita de uma ferramenta específica de E-SIC.
  • Perguntas Frequentes (FAQ): a página não deve ser excluída ou o seu estado colocado como "privado", nem estar vazia. Deve conter perguntas e repostas relevantes para a população, como, por exemplo, horário de funcionamento, telefones úteis, como funcionam comissões, votações, etc.
  • Transparência: não deve ser excluída ou seu estado colocado como "privado".
    • Orçamentos e Finanças: deve conter um histórico com tabelas anteriores para comparação.
    • Licitações, Contratos e Convênios: deve conter arquivos e caso não tenha havido licitações e contratos recentemente, colocar mensagem informando que naquele mês/ano não foram realizadas licitações/contratos, não deixando a área vazia.
    • Recursos Humanos: deve conter planilha com informações funcionais.
    • Parlamentares e Gabinetes: deve conter informações sobre diárias, passagens e caso não tenha havido nenhuma despesa parlamentar recentemente, colocar mensagem informando que naquele mês/ano não foram realizadas despesas, não deixando a área vazia.
    • Atos Administrativos: documentos referentes à atividade administrativa.
    • Dados Abertos: dados do portal disponibilizados para análise.
  • Dados Tabulares: Na área "Transparência" do portal, recomenda-se que todo o conteúdo que pode ser exibido em tabela, seja adicionado como um dado tabular, para facilitar a leitura dos mesmos, além de permitir o download em diversos formatos.

Ajuda

No portal há um link para a cartilha de boas práticas do TCE/RS, com dicas do que publicar no portal e também o manual de gerenciamento de conteúdo. No Colab encontra-se o Caderno de Exercícios das oficinas de portal.

ESTE ITEM DEVE SER REMOVIDO DA CAPA ANTES DO PORTAL SER PUBLICADO.